ESTUDANDO A PALAVRA

ESTUDANDO A PALAVRA

terça-feira, 7 de maio de 2019

OS SÍMBOLOS DE FÉ NA HISTÓRIA DA IGREJA


Introdução:
 Talvez você já tenha estranhado o fato de falarmos em começar uma série de estudos sobre o Credo Apostólico. Como assim? Credo? Essa coisa não é de católico?
A igreja cristã ao longo do tempo tem negligenciado a sua herança credal e confessional.
Este curso é apresentado sob o tema: Credo e Confissões. E boa parte da igreja evangélica não sabe o que isso significa e, se isso tem importância.
Nosso estudo hoje vai tratar do uso dos símbolos de fé na história da Igreja.
I – DEFINIÇÃO DE SÍMBOLO
  1. A Palavra: O vocábulo Símbolo deriva do grego: Sumballon que é resultado da união entre uma preposição e um verbo grego “sun” [ junto com] e o verbo  ba,llw” [atirar, semear, jogar]
  2. A definição Própria: O símbolo “é uma veiculo de comunicação” que contribui para romper barreiras (MAIA, 2002, p.16.) Também pode ser usado para representar um povo, uma nação, uma crença: p.e: A Bandeira Nacional, o sinal da cruz, etc...
II – A IGREJA E OS SÍMBOLOS
A história da igreja está cheia de símbolos. O uso destes símbolos permitiu o cristianismo sobreviver quando a igreja era perseguida nos primórdios da fé cristã.
A igreja tem uma relação muito próxima com os símbolos primitivos da fé Cristã. Uma vez que a igreja se valeu deles vale apena estuar um pouco sobre eles.
2.1 – Símbolos
Os cristãos primitivos valiam-se dos símbolos para preservar a sua vida e manter viva a sua fé!
Em um mundo onde havia uma vasta adoração aos deuses, os cristãos quando presos e suspeitos de um culto monoteísta, declaravam estarem indo prestar culto ao peixe!
2.2 – Os Símbolos e a Origem do Credo:
2.3 – Os símbolos e os credos...
O primeiro teólogo a usar a palavra símbolo em referência a um corpo de teologia foi Cipriano em 250 d. C em suas cartas 69 ou 76 quando fazia referência à Novaciano que havia rompido com a fé da igreja. E foram os reformadores Lutero e Melanchton que usarem a palavra para os credos protestantes.
III – OS CREDOS E AS CONFISSÕES
3.1 – Origem da palavra credo:
Esta palavra é derivada do latim “credere” mostrando uma ação ativa com sentido de “eu creio”. A Bíblia apresenta a fé cristã em súmulas de fé.
3.2 – O Antigo Testamento:
Encontramos o termo hebraico “ [mv”[shem’ah] (ouve) era um tipo de “Credo Judeu” há uma gama de leitura no AT que apoontapara isso; Dt. 6.4-9; 11.13-21 e Num. 15.37-41. Era usado nas singogas e nas liturgias antigas: Dt. 26.5-9.
III – OS CREDOS E AS CONFISSÕES
3.2 – O Novo Testamento:
Consideremos agora o uso no Novo Testamento sobre o uso de um corpo de doutrinas que chamamos de Credo.
a)      As tradições apostólicas: No Novo Testamento o corpo de doutrinas é por vezes chamado de “tradições”, no grego temos a palavra “ paradosij” (2 Ts 2.15) tem sentido de “transmitir”, “entregar”, passar adiante.
b)      Doutrina dos Apóstolos: Ainda no Novo Testamento essas tradições são conhecidas como doutrina apostólica (Atos 2.42).
III – OS CREDOS E AS CONFISSÕES
C)Forma de doutrina:
Ainda o Novo Testamento apresenta o credo primitivo da igreja como sendo uma tipos ou modelo de doutrina. (Rm 6.16). O termo grego empregado é “tu,pon” = modelo, ou tipo.
d) Sã doutrina: Há também a ideia de que esse corpo doutrina é um corpo saudável (2 Tm 4.3; 1 Tm 4.6; Tito 1.9)
e) A Fé entregue: No ensino neotestamentário esse corpo doutrinário é apresentado como uma fé que é confiada (Judas 3)
f) Fé Santíssima: Há uma natureza atribuída ao conjunto de doutrinas no Novo Testamento (Judas 20)
III – OS CREDOS E AS CONFISSÕES
3.3 – As primeiras Confissões da Igreja:
Há texto no Novo Testamento que parecem indicar a s primeiras declarações confessionais da igreja cristã. Que podemos sumarizar como segue:
a)      Jesus, O cristo: Logo no inicio da fé cristã, a igreja se vê obrigada a declarar a messianidade de Cristo (Atos 5.42)
b)      Jesus Cristo é Senhor: A doutrina do senhorio de Cristo era uma resposta da igreja à exigência de se conhecer quem é realmente o soberano César ou Cristo? (Fp 2.11; 1Co.12.3)
c)      Jesus Cristo Filho de Deus: E outra declaração confessional da igreja era a filiação de Cristo (Atos 8.37; Mateus 16.16; 1ª João 4.15)
IV – O uso dos Credos e Confissões
Há igrejas cristãs que não possuem interesse pelos credos e nem pelas confissões de fé antigas. Existe um profundo desconhecimento sobre o assunto nas igrejas cristãs como um todo!
Até as Igrejas Herdeiras da Tradição Reformada não tem valorizado o uso de credos e confissões!
Muitos membros esboçam estranheza quando ouvem o nome credo! Associam logo ao catolicismo romano. Não olham o locus da súmula da fé contida nos credos e confissões. Como estes documentos devem ser usados pela igreja?
4.1 – Doutrinariamente:
Na igreja os credos sempre foram usados como expressão da doutrina, ou resumo das doutrinas fundamentais da fé cristã. (Atos 2.42; Efésios 4.5). O uso deles inicialmente tinha um caráter doutrinário-apologético. No século segundo os credos eram conhecidos como “regra de fé”
4.2 - Liturgicamente
  1. Rito Batismal: havia primitivamente na igreja a exigência de se declarar o escopo da fé cristã (credo) antes do batismo.  (Atos 8.37; Romanos 10.9)
  2. Rito Eucarístico: A santa ceia tinha um papel importante na vida litúrgica da igreja; e antes do fiel participar dela a igreja declarava sua fé por meio de hinos, oração e exposiçoes da leitura dos textos apostólicos (1ª Co.12.3; 16.22; Fp. 2.5-11)
  3. Recitação litúrgica: No quarto século a igreja passou a inserir o credo de forma a ser recitado após as leituras bíblicas da igreja, equiparando-se ao uso do shema conforme já vimos.
Conclusão:
Conforme já vimos neste estudo, o uso dos credos e confissões estão de acordo com a prática histórica da igreja. Devemos sempre lembrar que os credos e as confissões consistem em respostas humanas à revelação divina.
Seu uso histórico mostra-nos a importância de tê-los, pois, eles nos servem com guias e roteiros para avaliarmos o ensino nos púlpitos e na prática da igreja.
Nos credos e nas confissões encontramos os ensinos da Palavra de Deus sumarizados, nestes estudos estaremos explorando esses conteúdos


Nenhum comentário: