ESTUDANDO A PALAVRA

ESTUDANDO A PALAVRA

sábado, 18 de julho de 2009

O CULTO COMO AMEÇA E ESPERANÇA PARA O MUNDO.


Introdução: Para se entender a temática deste assunto precisamos fazer duas considerações preliminares. Que são necessárias para o entendimento adequado do que seja de fato o cutto a Deus.
I. A Relação entre o Sagrado e Profano.
Nós não devemos produzir uma teologia que diga existir uma distinção entre Natureza e Graça; na nossa vida nada é profano tudo é gracioso, ou seja reside na graça absoluta de Deus sobre o homem.
Todavia, esta distinção deve ser mantida no âmbiente litúrgico. O culto é santo e o mundo é profano. Isto porque o presente mundo "procura por todos os meios baratear a graça, dando a entender que ela se explica por si mesma. Pois, ele (o mundo) não deseja em seu seio um povo de profetas, sacerdotes e reis, um povo que o julga e que tem a pretensão de substituí-lo por coisas mais essenciais e de agir como procurador do mundo no reconhecimento de sua legítima destinação; de um povo destinado a permanecer livre". De onde vem esse problema?
1. Vem de uma profanação da Igreja.
A Igreja é desprezada no seu culto, na sua mensagem e na sua existência.
2. A Igreja consente que ela seja profanada.
um exemplo claro disso é o o trabalho realizado no domingo - que sugere que este dia é igual a qualquer outro dia; na degradação do milagre do Batismo e da Eucaristia; todos nós somos cúmplices desta profanação quando nos calamos. (Mc.7.6). A Igreja tem se conformado com o mundo e esquecido das verdades ensinadas pela verdade de Deus em Romanos 12.1-3.
II - A Questão do Caráter Público do culto.
O culto cristão - ou a celebração pactual no culto - não é pública. Isto porqe o culto é realmente celebrado e pactuado pelos que foram batizados. Isto implica porque ele não pode ser público só os que foram admitidos na aliança podem se aproxiamar do centro litúrgico que é a Eucaristia - Santa Ceia. deve-se ter em mente que o que é público no culto é a anunciação do Evangelho de Cristo (Mc.10.27) - ou seja só é pública na Igreja a Pregação da Palavra falada. Todos participam dela incluindo o incrédulo conforme 1 Co.14.23ss - isto implica na missão da Igreja - proclamar Cristo, a um mundo perdido.
O culto não precisa ser público para ser culto. Pois, a Igreja nos primórdios sempre se reuniu secretamente e cristo prometeu está sempre presente nesta reunião.
III - O Culto como uma Ameaça para o Mundo.
Como isso acontece?
1. O Culto Questiona a Justiça dos Homens. Todas as vezes que vamos à eucararistia lembras que um homem foi morto injustamente, a morte dele é anunciada no culto - 1 Co 11.26 - como sendo o centro de nossa salvação. Mostrando ao mundo que apenas Deus é o centro de tudo e que a justiça dos homens não significa nada diante do soberano (Romanos 16.27; Ap.4.11;7.10;
2. O Culto é um prelúdio do juizo final
a. Apresentando que há uma separação real e verdadeira (Col.1.13) - fomos tirados do mundo para o reino de Deus revelado na vida da Igreja - povo do reino de Deus. No Batismo fomos indicados que não estamos mais no mundo e que o juízo de Deus não nos alcança. O cristão é chamado no culto a viver uma vida que condene o mundo e sua prática.
3. O Culto Cristão condena todo falso culto
O culto desmascara toda a vaidade do homem que tenta levar o homem até Deus (1 tm.2.1-4); é nosso dever nos separar pela consagração de vida (2 Co.6.14-18)
IV - O Culto como Esperança para com Mundo.
Cristo é a esperança do mundo e da Igreja( 1Tm.1.1; Cl.1.27) como esta esperança ocorre?
a) No caráter vicário do culto.
A vida do homem foi feita para o culto = Gn.2.4.
A Igreja substitui o mundo no culto que dpresta a Deus restaurando aquilo que fora perdido na queda; a igreja está no lugar dela como a nova humanidade restarada em Cristo 2 Co.5.17.
b) No Mistério da Criação que o culto revela
No mundo que está perdido e sem norte por causa do pecado do homem - o culto mostra que há uma solução - pois, na eucarisita o mundo pode ter a esperança. (Jo.6.51). É no culto que a Igreja reorienta o mundo. Porque nele nos somos restaurados a imgem de Deus pela palavra da santificação (Jo.17.17)
Oferecendo perdão a todo o culto que estava desviando-se da verdade e sendo chamado a centralidade em Cristo; visa trazer este culto para celebrar biblicamente este novo evento na história do homem - a mudança de vida trazida pela Palavra de Cristo.
Mas o culto também mostra que devemo abandonar toda forma de culto não ordenada pela palavra - culto aos nossos desejos, o culto motiva à humildade. Aquilo que era pervertido renasce na centralidade do Cristo (Jo.4.22-30).

O CULTO COMO EPFANIA DA IGREJA


Introdução: Já falamos a respeito do culto como um recontar da História da Salvação. Agora nos ocupa esta aula com o tema do culto como a manifestação (epifania) da Igreja de Cristo, ou seja, é o no culto que a Igreja é identificada. Para isto nos seguiremos alguns postulados:
I – A Igreja como Assembleia litúrgica.
Isto significa que a "Igreja torna-se ela mesma, toma consciência de si mesma e se confessa com identidade específica. O culto possibilita à Igreja demonstrar qual é a sua verdadeira natureza".
No Antigo Testamento (AT) a palavra usada pra descrever esta característica é o substantivo qâhâl de Israel; o Novo Testamento (NT) traduz o termo qâhal por Ekkesia, como também faz a septuaginta (LXX).
O que é o qâhâl? É "a assembléia do povo salvo do Egito confirmado, enquanto povo santo" (1Co.11.18,22;12.28;14.4s,12.1913 – Dt4.10; Dt.9.6 18.16).
II – As Implicações da Ideia do Culto como manifestação da Igreja.
O que é a Igreja? Para aprender o que seja a Igreja. É indispensável ir à Igreja e viver o seu culto, pois é no culto que a Igreja dá prova de si mesma, isto porque é "a ele (no culto) que somos levados quando verdadeiramente procuramos a Igreja. Isto implica dizer que o culto não optativo na vida da Igreja, pois, os problemas litúrgicos tem para a Igreja caráter essencial, isto porque é no seu culto e por meio dele que ela atesta a medida da sua fidelidade e saúde espiritual. Como a Igreja se mostra no culto? Ou melhor de que forma ela se mostra?
2.1 – Se mostra como comunidade Batismal (Mt.28.18-19)
O culto estabelece a distinção entre a Igreja e o Mundo.
Mediante o sacramento bastismal – que faz parte do culto – a Igreja demonstra que não é do mundo.
Isto implica que o culto, ao contrário da pregação, não é público, pois, somente os que passaram pelo Batismo – fazem parte dele. Eles renunciaram o mundo, ao diabo e suas obras.
Isto demonstra que a Igreja não é uma sociedade natural, mas que no culto ela se revela como ekklesia tou Theou – Igreja de Deus. Foi planejada e idealizada por Deus.
Ela transfigura o mundo – os pecadores são batizados e introduzidos na Igreja, tanto jovens, velhos mulheres e crianças passam pelo Batismo transfigurando à humanidade caída como sendo agora consagrada para Deus – Romanos. 6.11.
O culto estabelece definitivamente uma ruptura da ekkesia com o mundo.
2.2 – A Igreja se mostra como Comunidade Eucarística no Culto (1Co. 11.23-30).
A eucaristia abarca o todo da natureza da Igreja. A mesa da comunhão descreve a questão das bodas do cordeiro conforme vemos nas Escrituras, isto implica em dizer que a Igreja deve ser vista como uma comunidade nupcial. Queremos dizer que a Igreja no culto se manifesta como a esposa de Cristo. O que isto significa?
a. Ela responde Sim à Palavra e o Chamado do noivo – implicando num compromisso de fé.
b. A Igreja, como esposa, aguarda a volta do Cristo – implicando que a Igreja é a comunidade da esperança.
c. A Igreja, como esposa, ama seu Cristo – Implicando que a Igreja é a comunidade do Amor
d. A Igreja, semelhante à esposa, não é aquela que é adúltera nem engana o seu esposo, entregando-se à palavra de qualquer um que ostenta falar em nome do noivo. – Implicando que a Igreja é a comunidade dos que são fiéis.
2.3 – A Igreja se mostra como Comunidade Católica no Culto (2 Jo.1-4).
O que significa "creio na Santa Igreja Católica"? A Igreja que se encontra em todos os lugares, mas não é apenas isso. O termo católico implica que todos são inseridos dentro da Igreja. "Encontram lugar nela [na Igreja] tanto as mulheres como os homens, os jovens como os velhos, os sábios como os insensatos, os ricos e os pobres, os poderosos como os fracos, os judeus como os gentios, os negro como os brancos" isto significa que onde o "mundo lança separação e confusão a Igreja distingue e une".
Mas esta catolicidade manifesta no culto implica que há um reclame para que haja harmonia no mundo – os conflitos que os homens ostentam tornam-se nulos quando a Igreja se reúne. Ou seja, a Igreja se opõe a tudo que divide. E ainda separa para Deus pelo batismo os que devem pertencer à Igreja.
2.4 – A Igreja se Manifesta no culto como comunidade Diaconal – ( Jo. 13)
Isto significa que:
A Igreja não vive para si mesma
A Igreja deve buscar ajudar outros a encontrarem o caminho da vida mediante os dons que recebeu (1 pedro 4.10; 1 Co.12).
2.5 – A Igreja se Manifesta no Culto como Comunidade Apostólica – Missionária (Mc.16.15; 1 Co.11.26).
A palavra é pregada ensinada no culto de sorte que a Igreja é chamada no culto a anunciar a morte do Senhor até que ele venha.
III – O Culto, o coração da Igreja Local.
3.1 – O culto é decisivo para a vida paroquial – a Igreja só pode ser classificada como tal se houver verdadeiros adoradores ( Jo.4.23-24)
3.2 – O culto é o coração da Igreja porque sem ele a ekklesia morre – É pelo culto que a Igreja vive, é nele que pulsa a vida da Igreja (Romanos 12.1-3).