ESTUDANDO A PALAVRA

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sábado, 18 de julho de 2009

O CULTO COMO EPFANIA DA IGREJA


Introdução: Já falamos a respeito do culto como um recontar da História da Salvação. Agora nos ocupa esta aula com o tema do culto como a manifestação (epifania) da Igreja de Cristo, ou seja, é o no culto que a Igreja é identificada. Para isto nos seguiremos alguns postulados:
I – A Igreja como Assembleia litúrgica.
Isto significa que a "Igreja torna-se ela mesma, toma consciência de si mesma e se confessa com identidade específica. O culto possibilita à Igreja demonstrar qual é a sua verdadeira natureza".
No Antigo Testamento (AT) a palavra usada pra descrever esta característica é o substantivo qâhâl de Israel; o Novo Testamento (NT) traduz o termo qâhal por Ekkesia, como também faz a septuaginta (LXX).
O que é o qâhâl? É "a assembléia do povo salvo do Egito confirmado, enquanto povo santo" (1Co.11.18,22;12.28;14.4s,12.1913 – Dt4.10; Dt.9.6 18.16).
II – As Implicações da Ideia do Culto como manifestação da Igreja.
O que é a Igreja? Para aprender o que seja a Igreja. É indispensável ir à Igreja e viver o seu culto, pois é no culto que a Igreja dá prova de si mesma, isto porque é "a ele (no culto) que somos levados quando verdadeiramente procuramos a Igreja. Isto implica dizer que o culto não optativo na vida da Igreja, pois, os problemas litúrgicos tem para a Igreja caráter essencial, isto porque é no seu culto e por meio dele que ela atesta a medida da sua fidelidade e saúde espiritual. Como a Igreja se mostra no culto? Ou melhor de que forma ela se mostra?
2.1 – Se mostra como comunidade Batismal (Mt.28.18-19)
O culto estabelece a distinção entre a Igreja e o Mundo.
Mediante o sacramento bastismal – que faz parte do culto – a Igreja demonstra que não é do mundo.
Isto implica que o culto, ao contrário da pregação, não é público, pois, somente os que passaram pelo Batismo – fazem parte dele. Eles renunciaram o mundo, ao diabo e suas obras.
Isto demonstra que a Igreja não é uma sociedade natural, mas que no culto ela se revela como ekklesia tou Theou – Igreja de Deus. Foi planejada e idealizada por Deus.
Ela transfigura o mundo – os pecadores são batizados e introduzidos na Igreja, tanto jovens, velhos mulheres e crianças passam pelo Batismo transfigurando à humanidade caída como sendo agora consagrada para Deus – Romanos. 6.11.
O culto estabelece definitivamente uma ruptura da ekkesia com o mundo.
2.2 – A Igreja se mostra como Comunidade Eucarística no Culto (1Co. 11.23-30).
A eucaristia abarca o todo da natureza da Igreja. A mesa da comunhão descreve a questão das bodas do cordeiro conforme vemos nas Escrituras, isto implica em dizer que a Igreja deve ser vista como uma comunidade nupcial. Queremos dizer que a Igreja no culto se manifesta como a esposa de Cristo. O que isto significa?
a. Ela responde Sim à Palavra e o Chamado do noivo – implicando num compromisso de fé.
b. A Igreja, como esposa, aguarda a volta do Cristo – implicando que a Igreja é a comunidade da esperança.
c. A Igreja, como esposa, ama seu Cristo – Implicando que a Igreja é a comunidade do Amor
d. A Igreja, semelhante à esposa, não é aquela que é adúltera nem engana o seu esposo, entregando-se à palavra de qualquer um que ostenta falar em nome do noivo. – Implicando que a Igreja é a comunidade dos que são fiéis.
2.3 – A Igreja se mostra como Comunidade Católica no Culto (2 Jo.1-4).
O que significa "creio na Santa Igreja Católica"? A Igreja que se encontra em todos os lugares, mas não é apenas isso. O termo católico implica que todos são inseridos dentro da Igreja. "Encontram lugar nela [na Igreja] tanto as mulheres como os homens, os jovens como os velhos, os sábios como os insensatos, os ricos e os pobres, os poderosos como os fracos, os judeus como os gentios, os negro como os brancos" isto significa que onde o "mundo lança separação e confusão a Igreja distingue e une".
Mas esta catolicidade manifesta no culto implica que há um reclame para que haja harmonia no mundo – os conflitos que os homens ostentam tornam-se nulos quando a Igreja se reúne. Ou seja, a Igreja se opõe a tudo que divide. E ainda separa para Deus pelo batismo os que devem pertencer à Igreja.
2.4 – A Igreja se Manifesta no culto como comunidade Diaconal – ( Jo. 13)
Isto significa que:
A Igreja não vive para si mesma
A Igreja deve buscar ajudar outros a encontrarem o caminho da vida mediante os dons que recebeu (1 pedro 4.10; 1 Co.12).
2.5 – A Igreja se Manifesta no Culto como Comunidade Apostólica – Missionária (Mc.16.15; 1 Co.11.26).
A palavra é pregada ensinada no culto de sorte que a Igreja é chamada no culto a anunciar a morte do Senhor até que ele venha.
III – O Culto, o coração da Igreja Local.
3.1 – O culto é decisivo para a vida paroquial – a Igreja só pode ser classificada como tal se houver verdadeiros adoradores ( Jo.4.23-24)
3.2 – O culto é o coração da Igreja porque sem ele a ekklesia morre – É pelo culto que a Igreja vive, é nele que pulsa a vida da Igreja (Romanos 12.1-3).

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